Fonte: ChurchPop

O Sinal da Cruz afasta os demônios e desfaz suas maldades! Um santo nos conta sobre sua experiência.

No meio do tumultuoso século IV, Deus suscitou um sacerdote inteligente e santo da igreja de Alexandria, chamado Atanásio. Quase no início de sua longa carreira defendendo a ortodoxia da Igreja, ele escreveu um pequeno livro (Sobre a Encarnação), defendendo vigorosamente as verdades centrais do Evangelho: a divindade de Cristo, a humanidade de Cristo, a lógica da cruz, a historicidade da ressurreição, etc.

Há um argumento que Atanásio faz a favor da fé cristã que é muito peculiar, pelo menos aos nossos ouvidos modernos.

“Os que não creem na ressurreição oferecem uma forte prova contra si mesmos”, escreve ele, “se em vez de todos os espíritos e deuses adorados por eles expulsando Cristo, que dizem estar morto, Cristo, ao contrário, prova que eles estão mortos”. (31)

Os mortos não têm poder, explica ele, no entanto, Cristo muda a vida das pessoas diariamente, por isso não pode estar morto. Os deuses pagãos, por outro lado, “aparecem mortos na presença de Cristo, reduzindo sua pompa à impotência e à vaidade”.

O poder do sinal da cruz para afastar os demônios

Ele proporciona uma prova concreta de que Cristo está verdadeiramente vivo e é mais poderoso do que os deuses pagãos: “O Sinal da Cruz interrompe toda a magia, e toda bruxaria acaba em nada, e todos os ídolos estão sendo abandonados, todo prazer rebelde cessa, e todos olham da terra para o céu… “ (31)

Em outras palavras, o mal foge do Sinal da Cruz, por isso Cristo realmente é o Senhor.

São Atanásio repete este argumento ao longo de sua obra:

“Aqui está uma prova da divindade do Salvador: Que homem simples, mágico, tirano ou rei poderia por si mesmo combater com tantos e contra toda idolatria e todas as hostes demoníacas e toda magia? […] Porque os mesmos deuses que os pagãos adoravam agora estão abandonando, e que antes zombavam dele como se ele fosse crucificado, o adoram como Cristo, confessando-lhe que é Deus. E aqueles que são chamados de deuses entre si são derrotados pelo Sinal da Cruz…” (53)

“Considerando que nos tempos antigos os demônios enganavam a imaginação dos homens, ocupando nascentes ou rios, árvores ou pedras, e assim se impunham aos simples com seus malabarismos; agora, após a visitação divina da Palavra, seu engano cessou. Porque pelo Sinal da Cruz, mesmo que um homem o use, ele expulsa seus enganos“. (47)

“Os demônios, longe de enganarem mais com ilusões e profecias e artes mágicas, se se atrevem a tentar, ficam embaraçados com o Sinal da Cruz“. (55)

“E que venha aquele que prova por experiência o que agora dissemos, e na própria presença do engano dos demônios e da impostura dos oráculos e das maravilhas da magia, que usa o Sinal da Cruz da qual se ri, e ele verá como voam os demônios, os oráculos cessam, toda a magia e bruxaria desaparecem”. (48)

“Agora, se pelo Sinal da Cruz e pela fé em Cristo, a morte é pisoteada, deve ser evidente perante o tribunal da verdade que não é outro senão o próprio Cristo que exibiu troféus e triunfos sobre a morte, e assim ele perde todas as suas forças”. (29)

Então, por que o Sinal da Cruz é tão poderoso? Porque representa a vitória total de Cristo sobre Satanás, o pecado e a morte.

Os demônios são reais e estão ativos no mundo. A Escritura nos adverte: “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”. (1 Pedro 5,8)

Mas Cristo já venceu tudo! Então a cada lugar escuro deste mundo, levemos com confiança o poder da sua Cruz!

Deixe seu Comentário