Dom Vicente é o bispo da Igreja Particular, presente nas terras da chapada e do sertão

No dia 15 de abril, o bispo capixaba dom Vicente de Paula Ferreira tomou posse como bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. O ato ocorreu na Catedral de Nossa Senhora do Livramento.

Natural de Alegre, no Caparaó capixaba, Dom Vicente agora é o terceiro bispo da Igreja Particular, presente nas terras da chapada e do sertão. Ele foi nomeado em 1º de fevereiro deste ano, pelo Papa Francisco.

Por ser natural da sede episcopal da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, esteve na posse canônica representando o Regional Leste 3 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vicente é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

Dom Vicente nasceu em Alegre (ES), no dia 27 de outubro de 1970. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 27 de maio do mesmo ano, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte e contou com a presença do então bispo de Cachoeiro do Itapemirim, Dom Dario Campos.

Deixe seu Comentário